sexta-feira, 27 de novembro de 2009

10 cenas de filmes antológicas

Vai ser duro, mas vou me atrever. A lista é minha, então vai valer um monte de coisas: cenas engraçadas, melodramáticas, assassinatos, sexo, e por aí vai. Não me matem se minha seleção não contemplar as cenas preferidas de vocês. Compartilhem comigo e façam as suas nos comentários, ok? Seria ótimo saber se vemos os filmes de forma parecida ou não, né?
1. Totó assistindo ao filme deixado por Alfredo: cena final do Cinema Paradiso (Giuseppe Tornatore). Uma declaração de amor ao cinema; todas as vezes que vejo, não importa a hora, o local ou a companhia: choro como se tivesse assistindo pela primeira vez.
2. Cena de sexo em "Um copo de cólera": Julia Lemmertz e seu maridão Alexandre Borges arrasam nesta, que eu considero, umas das melhores cenas de sexo de todo cinema. O filme é uma adaptação do romance de Raduan Nassar e direção de Aluízio Abranches.
3. A morte de Bill em Kill Bill: Não canso de ver Uma Thurman concluindo seu plano de vingança ao matar Bill com o "golpe dos 5 pontos que explodem o coração". Impagável! Filme de Quentin Tarantino.
4. O Grande Labowski deixando cair o baseado nas calças ao dirigir: Jeff Bridges pulando no banco do carro pra tentar pegar o cigarro de maconha é uma das coisas que mais me fizeram rir na vida. Aliás, cenas sensacionais como esta são frequentes nos filmes dos irmãos Coen.
5. O falso orgasmo de Sally: Meg Ryan no seu melhor papel. Ela finge um orgasmo em público no meio de um restaurante pra provar para Harry que as mulheres sabem fingir muito bem. Convence mesmo!!! O filme é uma comédia romântica boba que se chama Harry e Sally- feitos um para o outro, mas a cena é inesquecível. Direção de Rob Reiner.
6. O carteiro comprando o livro na cena final de "A vida dos outros": não me lembro de ter sentido de novo a mesma emoção que esta cena me causou. Uma coisa muito forte e ao mesmo tempo muito contida, com uma carga de afeto e significado gigantesca. a direção é de Florian Henckel von Donnersmarck. Imperdível.
7. Fernanda Torres cantando Vapor Barato em "Terra Estrangeira": a cena final deste filme de Walter Salles me parte o coração. Sem dúvida, está entre as imagens mais bonitas que já vi. Sem mais palavras.
8. O plano-sequência do baile em "O Leopardo": lição de realismo e direção cinematográfica de Luchino Visconti neste filme que não sai da minha memória: Que cenário! Que figurino! Que música! Que danças! Que atores! Não há nada fora do lugar neste filme. Simplesmente perfeito.
9. O passeio de bicicleta de "Butch Cassidy": Ao som de "Raindrops keep falling on my head", Paul Newman e Katharine Ross passeiam numa bicicleta pelo cenário de um dos faroestes mais legais já realizados. O filme é de George Roy Hill, que também dirigiu Golpe de mestre.
10. Cenas em câmera lenta da escada em "Amor à flor da pele": o filme de Wong Kar Wai tem uma cenas lindas em que as personagens principais se encontram subindo e descendo as escadas, correndo da chuva, ao som de um bolero, tudo isso em slow-motion. A atriz (Maggie Cheung) caminha com passos elegantes e sensuais, mas tudo na medida certa. O ator (Tony Leung Chiu Wai) também tem seu charme: anda em câmera lenta fumando cigarros e jogando fumaça pelo ar. Encantador.

2 comentários:

Anônimo disse...

No filme "Divã" tem uma cena maravilhosa em que Lilian Cabral (protagonista) está nua, deitada no chão com os pés apoiados no parapeito de uma janela. Tudo sob a luz do luar. Se eu não me engano chovia bastante também... Vale a pena ver!

Anônimo disse...

Seleção muito bem feita. Principalmente por não esquecer de "Um copo de cólera". Melhor cena de sexo com certeza!