sexta-feira, 27 de novembro de 2009

1 ano de Emilicas: 10 coisas que você viu neste blog

Para comemorar o aniversário do blog, aí vai a minha retrospectiva do que rolou. Foi muito bacana escrever aqui e espero continuar por um bom tempo. Para os seguidores, mais uma vez,um pedido de desculpas: Perdoem a irregularidade das publicações. E um recado: voltem a comentar, eu já estou de volta e prometo não abandonar mais. Como diria Fernando Collor em época memorável: "Não me deixem só!"
1. Impressões sobre filmes: falamos sobre vários filmes por aqui, desde aqueles que estavam em cartaz, quanto outros, muito queridos a mim e à galera que sempre nos lê. Me lembro de alguns deles: Abril despedaçado(Walter Salles), Dançando no escuro (Lars von Trier), Foi apenas um sonho (Sam Mendes) , Desmundo (Alain Fresnot), O sobrevivente (Werner Herzog), Tutta la vita davanti (Paolo Virzi), O Leopardo (Luchino Visconti), Fatal (Isabel Coixet). Críticas negativas poucas, afinal, eu parto do princípio de que se não for pra falar bem, não falo. Descer a lenha no trabalho dos outros a troco de nada é presunção e infantilidade.
2. Loucuras pessoais da autora: é, eu sei que escrevi muito sobre mim mesma e minha própria vida sem muitas aventuras. fazer o quê, disso a gente não se livra, né? Pelo menos foi sem medo, sem frescura, sem repressão, sem pudor. Acabei, realizando um diário permeado de confissões, questionamentos, desabafos, elogios e críticas a mim mesma e aos outros e, ao fim e ao cabo, dei-me a conhecer, se é que isso de conhecer alguém é possível de verdade.
3. Dicas de leitura: quase tudo que li este ano tá por aqui. Deixa eu me lembrar: Mario Vargas Llosa, Philip Roth, Ana Miranda, Gay Talese, Diablo Cody, Chico Buarque, Fernando Vallejo, Robbe-Grillet... É bom saber que me cerquei de gente muito boa (para gente, leia-se livros) e que muitas vezes fui dormir com o que há de melhor na literatura escrita hoje em dia.

4. Brincadeirinhas infames: ah, isso faz parte da minha personalidade, então não poderia faltar aqui. Sacaneei o Papa, George W. Bush, Paris Hilton, Rogério Ceni, achou que faltou ainda um bom pessoal, como Suzana Vieira, Ivetão, Júnior sem Sandy (dela eu falei, claro!!!). Vou reservar um post especial pr'essa galera!

5. Elogios aos meus alunos: alunos bons produzem textos bons. Então acabei colocando um ou outro trecho daquilo que eles escreveram por aqui. Foi pouco, mas foi ótimo. Em 2010 farei isso mais vezes.

6. Post encomendados: Ah, isso eu adoro fazer. Fiz posts pro Rafael (os 10 que mereciam explodir num avião), pra Emília (as 10 coisas que fizemos em Sampa), pro Otávio (Lista de livros), pra Débora (sobre Laranja macânica). Eu sei que tô devendo uns posts por aí (Elvinho, Kelly...) Pode demorar, mas um dia sai. E continuem pedindo, galera! Sem problemas.

7. Frases e aforismos bacanas: eu coleciono aforismos legais ou frases de efeito, então sempre tem um por aqui. Aliás eu gostaria de pedir: quem tiver este mesmo hábito de colecionar preciosidades escritas por todo mundo, faça o favor de me mandar, ok? Oscar Wilde, S. Mallarmé, Jorge Luis Borges, Millor Fernandes e outros que não me lembro já passaram por aqui.

8. Letras de músicas: por aqui também passou minhas canções preferidas (Radiohead e Beirut), meus compositores prediletos (Chico Buarque, Marcelo Camelo) e até intérpretes antológicos (Ney Matogrosso e Elis Regina). Todos estes, em algum momento de suas carreiras ou da minha vida, se parecem muito comigo, ou pelo menos, adivinharam o que eu sentia ou o que eu gostaria de dizer.

9. Listas: adoro listar coisas, sempre gostei. E descobri aqui que não há nada mais bacana do que fazer posts com listas. Eu me divirto até. As 10 celebridades que devem explodir foi impagável! Os 10 filmes mais bregas, os 10 pontos altos das férias, e até lista de obrigações eu devo ter feito aqui. Amei o resultado e vou fazer mais.
10. Um pouco de poesia: apesar de eu ser declaradamente uma fã incondicional de romances (sim, eu não tenho medo de histórias enormes e prolixas que se estendem por mais de 400 páginas), a poesia também apareceu por aqui: Vinícius de Moraes, Fernado Pessoa, João Cabral de Melo Neto, Federico García Lorca,Pablo Neruda. Estes versos também fazem parte de mim.

2 comentários:

Helder disse...

Voce podia fazer uma lista dos melhores filmes sobre a infância

Tenho sempre essa lista na minha cabeça e queria saber se concordam com os seus..

Rafael Araújo disse...

PARABÉNS BLOG DA ÉMILE!!!