quinta-feira, 4 de março de 2010

10 coisas que eu ainda não tinha entendido e entendi agora

1. Eu não tinha entendido que as pessoas não se governam e não conseguem comandar o que elas sentem e que se isso fosse realmente possível ninguém teria problemas.
2. Eu não tinha entendido ainda que para amadurecer de verdade você precisa se livrar de tudo aquilo que representa o seu conforto e a sua segurança e que se você não der a cara pra bater vai continuar sendo um fracasso.
3. Eu não sabia e descobri agora que uma das coisas mais difíceis do mundo é ter segurança sobre os nossos desejos e nossos objetivos, persistir neles e tomar atitudes para que eles de fato aconteçam. É sempre mais fácil desistir.
4. Eu não tinha entendido aquilo que o Domingos Oliveira sempre fala e me parecia algo muito pós-moderno: O amor pode ser um efeito colateral do sexo.
5. Eu não sabia que as amizades poderiam ser desfeitas pelo excesso de amor. Aliás, amor demais pode acabar não só com amizades, mas com qualquer relação, até mesmo a profissional.
6. Eu descobri agora que conseguir expressar o que se sente e o que se é de verdade é uma habilidade para meia dúzia de pessoas e uma coragem fora do comum que eu finjo ter e não tenho.
7. Mesmo tendo uma idéia bastante realista sobre as relações entre pessoas de níveis intelectuais diferentes, eu ainda não tinha entendido que quando essa diferença se estabelece, ela NUNCA mais vai ser desfeita.
8. Eu não tinha entendido que as ervas daninhas do filme de Alan Resnais significavam aquilo que a gente tem de mais impulsivo e visceral em nossa existência e que teima, em algum momento, em eclodir ou, como diria Freud, em retornar do recalque.
9. Eu não tinha entendido como e porque é tão difícl ser realmente romântico e ao mesmo tempo verdadeiro nos dias de hoje. É tudo uma questão de imagem e de como ela deve ser produzida para parecer forte e invulnerável, como os imbecis do Big Brother Brasil.
10. Eu ainda não tinha a dimensão do quanto o século XXI é vivenciado por uma gente carente, solitária e ridiculamente falida, me incluindo em todas essas características.

4 comentários:

Otávio Lago disse...

O segundo item persegue minha existência. Mas acho que não consegui (ainda) dar a minha cara a tapa.

Emília disse...

"O amor pode ser um efeito colateral do sexo"!!!!!! Perfeito!!! Oh my God!!! kkkkkkkkk Eu completaria: 'o amor pode ser um efeito colateral do sexo bem feito!' hi hi hi
Amei o sobre a dificuldade em ser romântico... é bem isso mesmo, infelizmente...

Emile disse...

Sexo bem feito tá implícito, né, Emília. Ninguém vai amar ninguém a toa... rs

Emília disse...

Filha, vc não sabe o q uma galerinha carente faz...
E olha o detalhe do "pode". Não se ama toda vez q o sexo é bem feito e nem se ama somente quando o sexo é bem feito...