domingo, 1 de março de 2009

Dúvida

Assisti ainda há pouco o filme Dúvida de John Patrick Shanley. Longe de ser um trabalho brilhante, é preciso ainda assim reconhecer (novamente) o talento impressionante de Meryl Streep. Não sei se outra atriz encarnaria com tanta propriedade a inclassificável personagem da irmã Aloysius Beauvier. Ela é tão bem construída que fica impossível caracterizá-la pelo simples maniqueísmo boa/má ou mocinha/vilã. Acho que o belíssimo trabalho de Streep merece esse post porque foi principlamente a personagem dela que me fez refletir sobre o tema do filme, em detrimento do roteiro, da direção e da montagem. Ela me mostrou que a dúvida nem sempre é vulnerabilidade; e estar em dúvida ou conviver com ela pode ser na verdade um passo interessante na construção de suas próprias convicções (que, por sua vez, não deixam de ser mutáveis e transformáveis. Por favor, que me deixem o direito de mudar de idéia!) Adorei refletir sobre isso e o filme me valeu por conta dessa possibilidade. Recomendável.

5 comentários:

Bibi disse...

Émile, minha amiga, você é uma máquina de assistir filme. Concordo no que diz respeito à Meryl Streep ser uma atriz capaz de vestir bem o personagem. Gosto dela.

Concordo mais ainda com a reflexão sobre a "Dúvida" enquanto pensamento. Tenho pra mim que a dúvida está intimamente ligada à inconstância, e, ao contrário do que os outros sentem, não acho que isso seja de todo mal. O duvidoso e o inconstante fazem com que a gente duvide de si mesmo, e duvidar de si mesmo é crescer.

Beijo!

Literatura etc. disse...

Émile,

Ainda não vi o filme, mas concordo com sua reflexão sobre a dúvida. Só mesmo quando questionamos aquilo que temos como certo e quando duvidamos das nossas certezas é que somos capazes de crescer. Mudar, transformar, é uma característica do ser humano, sem a qual, seríamos apenas personagens.

estou acompanhando seu blog. Adorei!

Abraço!

Angelis

Emile disse...

Puxa, obrigada pelos comentários, amei!!!

Emília disse...

Como dizia um professor meu do 2o. grau: "Só quem estuda tem dúvida".
E eu concordo: só quem (se) pensa, reflete, argumenta consigo mesmo tem dúvida. Porque a dúvida reflete a dialética. Quem só consegue ver um lado das coisas é tapado! A dúvida, para mim, é sinal de inteligência!
Quero ver o filme. Adoro a Meryl Streep!

Kelly Moraes disse...

Tô louca pra ver esse filme :)