segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

O doutorado e a coordenação: 2009 começa cheio de obrigações...

Depois de um período de "recesso do blog" em que estive envolvida em várias coisas como festa de reveillon, uma bela ressaca, uma febre de 39 graus, uma tosse esquisita que dói a cabeça, um trágico velório da mãe e do sobrinho de uma querida aluna que morreram afogados, uma procura desesperada por um bom professor de literatura que possa ser meu colega este ano, enfim, voltei a postar neste que é o blog da esperança este mês. Por quê? Simples: eu preciso entregar alguma coisa para o meu orientador (que também me deu um susto quando decidiu ir embora para o Rio de Janeiro e me deixar órfã em Brasília) e o blog é o exercício diário de escrita, logo se eu não continuar postando é porque as coisas não vão nada bem, afinal, escrever aqui é moleza e se eu não ando fazendo nem isso, imagine os capítulos do doutorado! Pois bem: se a idéia é usar este espaço para me auxiliar na difícil tarefa de doutorar-me, hoje eu vou apenas organizar as idéias que deverão ser escritas neste curto prazo. Primeira idéia: a imagem do sertão como uma representação cultural brasileira que ultrapassa os limites da literatura e se consolida no cinema (cuja presença ocorre desde os anos 50). Segunda idéia: identificar as diferenças entre o cinema que trata do sertão nos anos 60 e o sertão no cinema de hoje, do ponto de vista político e estético, demonstrando que, apesar de ser muito usado como imagem perjorativa ou caricatural servindo a um cinema comercial e de qualidade duvidosa, o sertão ainda é espaço de discussão política, porém, agora em outros termos e conceitos, e não está presente apenas em produções interessadas em lucros. Se eu der conta de desenvolver estas idéias e produzir estes dois textos, o doutorado está salvo! De qualquer forma, este não é meu único grande problema do mês de janeiro: preciso achar um mega super ultra professor que possa continuar meu trabalho na universidade em que trabalho. Contudo, não vou morrer, continuo indo ao cinema e lendo meus livrinhos extras, daqui a pouco escrevo sobre o que eu vi ontem...

2 comentários:

Tâmara disse...

Ah, Espero que Você não nos abandone no 2º ano de letras da UEG, mesmo com um mega super ultra professor.
Que ele dê aula para o 1º ano que ainda não te conhece, ou o 4º que já estão acostumados com você.

Saudades Emile!

Emile disse...

Que egoísta você é, Tâmara!!!
Boas notícias: vocês do 2o ano terão aula comigo e com ele!