sábado, 13 de dezembro de 2008

O animal agonizante e Fatal

Estou terminando de ler o livro de Philip Roth chamado O animal agonizante. É uma narrativa agressivamente masculina que mexe um pouco com nossos fundamentos de mulherzinhas emancipadas. O narrador é irritantemente homem: pensa como um, age como um, fala como um e ama como um. E, sim, é muito diferente da perspectiva feminina, e foi isso o que mais me chamou atenção.
Na verdade eu resolvi ler esse livro por conta do incrível filme Fatal da diretora Isabel Coixet (a mesma de "Minha vida sem mim" e "A vida secreta das palavras"). Ela adaptou com muita propriedade o livro de Roth e o Ben Kingsley está perfeito no papel do personagem narrador. E a bela Penélope Cruz também anda mostrando que sabe fazer cinema. Arrasou no Woody Allen e aqui está impecável. (Veja o poster do filme e comprove!)
Bem, eu assisti Fatal no Festival Internacional de Cinema da Academia de Tênis, mas ele está em cartaz aqui em Brasília. Vale muito a pena ver...
Agora, se puder ler o livro antes, eu até recomendo. Não que isso seja um problema, mas você não conseguirá imaginar a personagem Consuela sem Penélope Cruz. Foi uma escolha muito acertada da diretora, que com sua sensibilidade feminina, arriscou fazer um filme desta narrativa tão masculina e que trata de temas tão diversos como o amor e a velhice. E o resultado é o melhor possível.

Nenhum comentário: