
1. Time - O amor contra a passagem do tempo (Kim Ki-duk, 2006): Se Hee (Sung Hyun Ah) e Ji Woo (Ha Jung Woo) formam um jovem casal que passa por uma dessas recorrentes crises no relacionamento. Hee acha que o namorado está cansado de seu rosto e a insegurança faz com que ela tenha diversas crises de ciúmes, muitas vezes infundadas. Na tentativa de recuperar a auto-estima e salvar o namoro, ela resolve passar por uma radical transformação facial por meio de cirurgia plástica. A decisão, no entanto, afeta para sempre o rumo do romance, não necessariamente para a direção que ela pretendia.

3. Prova de morte (Quentin Tarantino, 2006): Ao cair da noite, Jungle Julia, a DJ mais sexy de Austin, pode enfim se divertir com as suas duas melhores amigas. As três garotas saem noite
adentro, atraindo a atenção de todos os freqüentadores masculinos dos bares e boates do Texas. Mas nem toda a atenção é inocente. Cobrindo de perto seus movimentos está Stuntman Mike (Kurt Russell), um rebelde inquieto e temperamental que se esconde atrás do volante do seu carro indestrutível.

4. Desejo e Obsessão (Claire Denis, 2001): Shane e June são dois norte-americanos recém-casados e estão em viagem a Paris, mas os prazeres de sua lua-de-mel podem estar ameaçados. Ele é um homem atormentado, tomado por um delirante e
incontrolável apetite sexual, e por isso está procurando desesperadamente um velho conhecido: Léo Semeneau, um médico francês com quem trabalhou em perigosos experimentos sobre a libido humana. Por seu lado, o Dr. Semeneau persegue Coré, sua insaciável esposa que fugiu do quarto onde é mantida presa. Mas é Shane quem a encontra, agachada sobre um rapaz completamente ensangüentado e cheio de mordidas.

5. Muriel (Alain Resnais, 1963): O terceiro longa-metragem de Alain Resnais, de certa maneira, fecha um ciclo na sua obra, depois de HIROSHIMA, MON AMOUR e de L'ANNÉE DERNIÈRE À MARIENBAD. Através da história de uma jovem viúva que vai em busca do homem que amara durante a adolescência e de uma segunda história, de um jovem perseguido por lembranças atrozes da Guerra da Argélia, Resnais realizou um filme extremamente elaborado a nível da montagem e do contraponto entre som e imagem. Em MURIEL, o tema da memória junta-se ao do amor: "Como chegar ao amor sem reminiscências,
livremente, seja através de uma memória que foge, seja através de uma memória que se impõe?" (Resnais).

6. Van Gogh (Robert Altman, 1990): Exibido em alguns países da Europa em formato de minissérie (o filme tem originalmente quatro horas), trata-se da cinebiografia do pintor Vincent van Gogh e seu relacionamento com o irmão Theo. Obra não convencional na filmografia de Altman, mas que mantém o apuro estético do diretor.
7. A Marselhesa (Jean Renoir, 1938 ): Baseando-se em minuciosa pesquisa dos documentos da época, Jean Renoir apresenta os momentos chaves da Revolução Francesa, da queda da Bastilha em 1789 à queda do rei Luis XVI em 1793, passando pela criação e divulgação do hino nacional francês, La Marseillaise.

9. Fitzcarraldo (Werner Herzog, 1982): Fitzcarraldo é um empresário obcecado com a idéia de levar um teatro de ópera para o meio de uma floresta na América do Sul. Para isso, contrata centenas de índios para carregar um imenso barco para cima de uma montanha. Filme considerado uma obra-prima de Herzog.
10 Jornada da alma
(Roberto Faenza, 2003): Em 1905 Sabina (Emilia Fox), uma jovem russa de 19 anos que sofre de histeria, recebe tratamento em um hospital psiquiátrico de Zurique, na Suíça. Seu médico, o jovem Carl Gustav Jung (Iain Glen), aproveita o caso para aplicar pela primeira vez as teorias do mestre Sigmund Freud. A cura de Sabina vem acompanhada de um relacionamento amoroso com Jung. Após alguns anos ela volta à Rússia, tornando-se também psicanalista e montando a primeira creche que usa noções de psicanálise para crianças. Década após sua morte, ela tem sua trajetória resgatada por dois pesquisadores.

Nenhum comentário:
Postar um comentário