quarta-feira, 25 de novembro de 2009

10 Filmes para as férias!

Aqui estou eu de novo planejando minhas férias. Listo agora 10 filmes que já comprei e estou esperando uma folga bem boa pra desfrutar! Vai com umas sinopses que consegui pelo caminho. Consegui também umas imagens legais, mas, não sei porque, eu apanho muito na hora em que eu tento colocar aqui. Beijos...
1. Time - O amor contra a passagem do tempo (Kim Ki-duk, 2006): Se Hee (Sung Hyun Ah) e Ji Woo (Ha Jung Woo) formam um jovem casal que passa por uma dessas recorrentes crises no relacionamento. Hee acha que o namorado está cansado de seu rosto e a insegurança faz com que ela tenha diversas crises de ciúmes, muitas vezes infundadas. Na tentativa de recuperar a auto-estima e salvar o namoro, ela resolve passar por uma radical transformação facial por meio de cirurgia plástica. A decisão, no entanto, afeta para sempre o rumo do romance, não necessariamente para a direção que ela pretendia.
2. Underground - mentiras de guerra (Emir Kusturica, 1995 ): Belgrado, 1941. Marko, um ativista comunista permite que seu amigo Blacky ingresse no Partido. Porém, os alemães invadem a Iugoslávia e os dois amigos passam a dividir seu tempo entre a Resistência e o lucrativo contrabando. Eles também dividem as atenções da bela Natalja, uma atriz que um oficial nazista "protege". Durante o conflito, Marko consegue aprisionar Blacky e seu clã no porão de uma casa em Belgrado. Assim ele teria Natalja só para si. Em 1945, ele omite das pessoas que habitam o porão (fabricando armas para a Resistência) o fato de que o país tinha sido libertado. Ele segue explorando-os durante décadas, em benefício próprio. Mas um dia, os escravos deixam o porão e encontram seu país devastado por uma guerra civil.
3. Prova de morte (Quentin Tarantino, 2006): Ao cair da noite, Jungle Julia, a DJ mais sexy de Austin, pode enfim se divertir com as suas duas melhores amigas. As três garotas saem noite adentro, atraindo a atenção de todos os freqüentadores masculinos dos bares e boates do Texas. Mas nem toda a atenção é inocente. Cobrindo de perto seus movimentos está Stuntman Mike (Kurt Russell), um rebelde inquieto e temperamental que se esconde atrás do volante do seu carro indestrutível.
4. Desejo e Obsessão (Claire Denis, 2001): Shane e June são dois norte-americanos recém-casados e estão em viagem a Paris, mas os prazeres de sua lua-de-mel podem estar ameaçados. Ele é um homem atormentado, tomado por um delirante e incontrolável apetite sexual, e por isso está procurando desesperadamente um velho conhecido: Léo Semeneau, um médico francês com quem trabalhou em perigosos experimentos sobre a libido humana. Por seu lado, o Dr. Semeneau persegue Coré, sua insaciável esposa que fugiu do quarto onde é mantida presa. Mas é Shane quem a encontra, agachada sobre um rapaz completamente ensangüentado e cheio de mordidas.
5. Muriel (Alain Resnais, 1963): O terceiro longa-metragem de Alain Resnais, de certa maneira, fecha um ciclo na sua obra, depois de HIROSHIMA, MON AMOUR e de L'ANNÉE DERNIÈRE À MARIENBAD. Através da história de uma jovem viúva que vai em busca do homem que amara durante a adolescência e de uma segunda história, de um jovem perseguido por lembranças atrozes da Guerra da Argélia, Resnais realizou um filme extremamente elaborado a nível da montagem e do contraponto entre som e imagem. Em MURIEL, o tema da memória junta-se ao do amor: "Como chegar ao amor sem reminiscências, livremente, seja através de uma memória que foge, seja através de uma memória que se impõe?" (Resnais).
6. Van Gogh (Robert Altman, 1990): Exibido em alguns países da Europa em formato de minissérie (o filme tem originalmente quatro horas), trata-se da cinebiografia do pintor Vincent van Gogh e seu relacionamento com o irmão Theo. Obra não convencional na filmografia de Altman, mas que mantém o apuro estético do diretor.
7. A Marselhesa (Jean Renoir, 1938 ): Baseando-se em minuciosa pesquisa dos documentos da época, Jean Renoir apresenta os momentos chaves da Revolução Francesa, da queda da Bastilha em 1789 à queda do rei Luis XVI em 1793, passando pela criação e divulgação do hino nacional francês, La Marseillaise.
8. Terra vermelha (Marco Berchis, 2008): O suicídio de um garoto indígena desperta sua comunidade, que vive às margens de uma fazenda. A proximidade entre o grupo Guarani-Kaiowá e a família de fazendeiro que vive na região provoca curiosidade e estranheza dos dois lados.
9. Fitzcarraldo (Werner Herzog, 1982): Fitzcarraldo é um empresário obcecado com a idéia de levar um teatro de ópera para o meio de uma floresta na América do Sul. Para isso, contrata centenas de índios para carregar um imenso barco para cima de uma montanha. Filme considerado uma obra-prima de Herzog.
10 Jornada da alma (Roberto Faenza, 2003): Em 1905 Sabina (Emilia Fox), uma jovem russa de 19 anos que sofre de histeria, recebe tratamento em um hospital psiquiátrico de Zurique, na Suíça. Seu médico, o jovem Carl Gustav Jung (Iain Glen), aproveita o caso para aplicar pela primeira vez as teorias do mestre Sigmund Freud. A cura de Sabina vem acompanhada de um relacionamento amoroso com Jung. Após alguns anos ela volta à Rússia, tornando-se também psicanalista e montando a primeira creche que usa noções de psicanálise para crianças. Década após sua morte, ela tem sua trajetória resgatada por dois pesquisadores.

Nenhum comentário: