quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Parabéns! (para mim e para meus incríveis alunos)

Fim de ano na faculdade, pessoal entregando trabalhos finais e monografias, hoje não falarei nem de livros nem de filmes, farei algumas homenagens: primeiro, vou me auto-homenagear. Vou transcrever aqui o agradecimento que recebi de uma aluna, Débora Salles, que terminou uma monografia incrível sobre Gabriel García Márquez. Transcrevo não só para descaradamente me vangloriar da incrível professora que sou (Não, eu não sou modesta. Estudei e ainda estudo muito e posso me dar ao luxo), mas também para reafirmar a maravilha que é ter a certeza de um trabalho bem feito. Ler o que a Débora me escreveu me faz saber que meu caminho está certo e que, se eu pudesse ter sempre alunos como ela, eu nem reclamaria da mixaria que eu ganho. Ela escreveu assim: "À minha orientadora, Émile Cardoso, que me mostrou que todos somos feitos de literatura. Agradeço pelo entusiasmo, pelo humor e pelos puxões de orelha nos momentos em que foram precisos. Você transformou a redação deste trabalho em uma brincadeira de aprender". Agora não vou falar bem só de mim, não! Meus alunos do Primeiro Ano de Letras da UEG também arrasaram! Rodrigo Faria escreveu muito bem o último trabalho de Teoria Literária; comparou com bastante propriedade o belíssimo Lavoura Arcaica com o bestseller O caçador de pipas e mostrou que o leitor do primeiro não se contentará com a leitura do segundo, e o leitor do segundo não compreenderá o primeiro. Ou seja, podemos dizer que Rodrigo já é um leitor de altas literaturas! Parabéns! Vou terminar este post com uma bela definição de literatura que encontrei no trabalho final de Rayanne Cabral, leitora de Walter Benjamim (também excelente aluna do primeiro ano): "O espírito do texto é que determina o valor do romance. Quando o autor consegue espiritualizar seu texto e transpor sua aura, o resultado de sua obra será sublime e autêntico". Para vocês, meus alunos, feliz férias e não deixem de ler meu blog, hein? Para os que não são meus alunos, feliz férias também , só que com bem menos entusiasmo hoje. (hahaha!!!)

8 comentários:

José Rafael disse...

Anémm... kero vir pro blog tb... kkkkkkkk... deixa só o proximo trabalho!!! hehehhe

Débora Sales disse...

Sim. A Émile tem que se vangloriar. Não que eu ache que ela precisa disso, simplesmente pq quem é aluno dela reconhece tudo o que ela é (isso às vezes causa alguns atritos entre aqueles que não conseguem voar...), mas pq é necessário que nós mesmos reconheçamos o nosso valor. Posso dizer que a Émile, como professora, me ajudou a enxergar a literatura com outros olhos, a perceber - como eu já disse no agradecimento - que todos somos feitos de literatura. E como pessoa, me mostrou que é preciso encarar tudo com bom humor. Quer coisa mais gostosa que a risada dessa mulher?? Não existe, rsrsrsrs... E se você chama o meu trabalho de "incrível", saiba que foram as suas aulas - desde o 1º ano com Teoria Literária até o 4º ano com Literatura Brasileira - que me ajudaram a construí-lo. Obrigada por tudo, minha ORIENTADORA...

Unknown disse...

Fui uma das grandes privilegiadas e pude, durante alguns anos, sugar e internalizar um puquinho do conhecimento dessa poderosa mulher. Ela é, para mim, uma espécie de objetivo de vida, pois num futuro, não muito distante, quero alcançar o patamar intelectual que ela possui. A Émile, com certeza tem razão para se vangloriar. É uma mestre exemplar. Realmente, parabéns para ela e parabéns aos que passam pela sua vida e são marcados!!!

Rayanne Cabral disse...

Émile, fiquei muito feliz em saber que você gostou do meu trabaho mas o intusiasmo que você passa em suas aulas que é responsável por isso e fez com que eu pudesse descobrir uma nova paixão... A literatura me envolve de uma maneira que eu chego a sentir a história de verdade (lembra do conto de Poe rsrsr). Devo isso a você, parabéns a você mil vezes, por sua sensibilidade, por seu intusiasmo, pelo seu alto astral e mais, pela paixão que você tem pelo que faz (isso é raro). Obrigado por tudo, pelo apoio e por ter me dado a chave para um mundo novo em que eu posso viajar e ir mais longe a cada dia... A Débora está certa quem conhece a Émile sabe sim tudo o que ela é. Inútil seria eu tentar definí-la com adjetivos... Quem não a conhece então, sinto muito...
Bjo grande para você
Rayanne Cabral

Unknown disse...

Não podereia deixar de tecer algumas considerações sobre esta MULHER que é Émile Andrade (uso maiúsculas, pois seria difícil expressar de outra forma sua grandiosidade). De uma forma muito especial ingressei sem muito entusiasmo na universidade, no entanto após as aulas da Émile eu pude perceber o que havia por de trás dos livros que eu tinha costume de devorar, descobri novas leituras e também a enxergar o que há de melhor na literatura e o que ela faz com nossas vidas e sem contar a maneira de valorizar o que eu sou, rir e levar a meu favor quem tenta me diminuir. Fato é, que agradeço pelo privilégio de ter sido sua aluna e ter tido você como orientadora, o que engrandeceu meu trabalho!
Bjs

Anônimo disse...

Parabéns Émile!! Você sabe que eu sou sensível a tudo o que acontece na vida daqueles que eu amo. Fico feliz por saber que o seu trabalho tem gerado bons frutos e que esses frutos têm te deixado realizada. Seus alunos estão ENTUSIASMADOS e pelo que vejo cada vez mais eles te adoram. Falo com propriedade de quem te acompanha desde o começo(na medida do possível) e percebe que a sua superação é notória. O seu brilho é esplendoroso e reflete em todos aqueles que estão a sua volta. Um brilho que só ilumina nossos caminhos, e como não poderia deixar de ser, ofusca também, mas só aqueles que não despertam brilho nenhum, preferindo a inveja ao aproveitamento.
Acredito que já saiba, mas é sempre bom salientar: Te adoro e te admiro! Um super beijo

Rafael disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael disse...

Legal seu blog,...
Parabéns!
Esse trabalho de conclusão de curso a respeito do Gabriel García Márquez realmente deve ter ficado incrível, fiquei até curioso pra ver esse trabalho,...admiro esse escritor.

Sucesso pra você, beijos!

Ass: Rafael_RaFiNhA!
rafael5880@hotmail.com